Pavulagem

A cada episódio você avança um pouco mata adentro e conhece mais do visível – e do invisível – da Amazônia, guiado pelas vozes de contadores de história da região. Um podcast Original Spotify, desenvolvido pelo Programa Sound Up Brasil e produzido pela Trovão Mídia.

Link para ouvir o podcast no Spotify

T2. Ep. 12 - A Noite: quem não dorme não sonha

O Grande Criador fez o mundo e entregou-o ao povo Maué – só a Noite ficou escondida. Quando a cobra Surucucu descobriu esse esconderijo e roubou a Noite, o pajé chamou um
jovem corajoso para trazê-la de volta.

T2. Ep. 11 - Mãe do Campo: onde os fracos não têm vez

Um apito feito de unhas de pessoas mortas anuncia a chegada do Mãe do Campo. Na Comunidade da Raposa Serra do Sol, o encantado toma as mais diversas formas e ataca as criaturas mais indefesas que podem existir: doentes e recém nascidos.

T2. Ep. 10 - Canaimé: a próxima vítima pode ser você

Raposa Serra do Sol é a maior reserva indígena em área contínua do mundo, lar dos povos macuxi, wapichana, ingarikó e taurepang. Foi ali que os Canaimés resolveram fazer morada: um encantado diferente e assustador, que mata gente não por necessidade, mas porque simplesmente quis assim.

T2. Ep. 9 - Ataíde: tudo tem dono

A Vila de Pescadores de Ajuruteua, no Pará, é um vilarejo rodeado pela maré, pelo mar e por mangue. E se a floresta tem a Curupira como mãe, o manguezal é guardado pelo pai: o Ataíde.

T2. Ep. 8 - Cateretê: posso te contar um segredo?

O Cateretê fazia parte de uma das primeiras famílias a chegar na Vila do Segredinho. Um dia, ele foi pescar e nunca mais foi visto. A comunidade logo soube que ele tinha se encantado. Pra quem deixa agrados na beira do Lago, ele é só generosidade na pescaria. Mas quem o desrespeita, pode ter a certeza de que virá no mínimo uma dor de cabeça por aí.

T2. Ep. 7 - Janauí: não se deixe levar pela aparência

Na margem direita do Rio Solimões, existe um tipo de lontra que não é flor que se cheire: o Janauí. O bicho é até bonitinho, mas os antigos alertam: além de valente e mau cheiroso,
ele come de tudo – até gente.

T2. Ep. 6 - Caboquinho: os encantados também amam

Se certidão de casamento existisse na Floresta Amazônica, no documento, ao lado do nome da Curupira, a mãe da mata, estaria escrito: Caboquinho. O casal de encantados construiu seu lar perto da comunidade ribeirinha de Feliciana. E se a Curupira prega peças, o negócio do Caboquinho é bater – e pior, dar sumiço em quem cruza seu caminho.

T2. Ep. 5 - Sereia da Árvore: uma mão lava a outra.

Em frente à comunidade ribeirinha de Bom Jesus do Rio Pupunhal há uma única árvore dentro do rio. Debaixo dela, uma sereia fez morada. Para quem traz um agrado, ela realiza desejos. Mas quem ameaça derrubar a árvore ou duvida de sua existência, recebe um castigo.

T2. Ep. 4 - Anselmo: Gente como a gente (só que nem tanto)

Em muitos lugares da Floresta Amazônica, tem um filho de Encantado com ser humano. Na cidade de Maués, o boto Dom Carlos Bararuá deixou um descendente: Anselmo. O menino vivia em casa de alvenaria, com sobrenome e família conhecida: um cidadão comum, não fosse alguns poderes anormais herdados do pai.

T2. Ep. 3 - Cobra Grande: navegar é preciso, mas viver também é

Um dos mistérios guardados pelas águas do Norte do Brasil é a história da Cobra Grande. Além de enorme, ele serpenteia pelos rios observando tudo com olhos que queimam feito brasa. A população local também lhe dá outro nome: Norato. Irmão gêmeo da rancorosa cobra Maria Caninana.

T2. Ep. 2 - Mussum Kuara: a dona do pedaço

Na frente da cidade de São Gabriel da Cachoeira tem um buraco, uma espécie de sumidouro na água, onde os banhistas desaparecem e morrem afogados. Lá mora uma cobra enorme:
a Mussum Kuara. Os Barés contam a história de sua primeira vítima e da Guerra
das Cobras que, na origem do mundo, tomava conta de tudo.

T2. Ep. 1 - Nhãpirikuli: o começo de tudo

No dia em que o mundo virou mundo, o que se ouvia era o som de uma flauta. Segundo os Baniwa e os Baré, foi na cidadezinha de São Gabriel da Cachoeira que tudo começou a ser criado. Essa é a história de três irmãos: Nhãpirikuli, Purunominari e Amaro. Que com uma flauta, criaram o mundo.

Trailer - Vem ouvir a 2ª temporada de Pavulagem!

Na Amazônia, os segredos da floresta se entrelaçam como um enigma divino. Na segunda temporada, o Maickson se embrenha mais fundo na mata em busca de um universo desconhecido.
Toda terça-feira um episódio novo com contadores e contadoras de história,
guardiões da sabedoria ancestral. Pavulagem é um original Spotify,
desenvolvido pelo programa Sound Up Brasil e produzido pela Trovão Mídia.

T1. Ep. 12 - Maria e José, os filhos da cobra

No último episódio da temporada, um ensinamento: para sobreviver na Amazônia
é preciso ser “cobra criada”. E isso não é uma metáfora.

T1. Ep. 11 - Outros encantados

Navio da sereia, bichos que falam e fogo sobre a água – algumas histórias misteriosas de encantes da floresta trazem um recado: nem tudo precisa de explicação por aqui.

T1. Ep. 10 - Bebê Macaco, o filho do mal

Na floresta, Matinta Pereira não é lenda, não – muito menos Bossa Nova. A única dúvida é sobre sua identidade: mulher ou pássaro? À noite na mata, reze para não ouvir os sons mais tensos que existem!

T1. Ep. 9 - Bebê Macaco, o filho do mal

A versão amazônica do filme “O Bebê de Rosemary”. E isso não é orgulho para nenhum dos ribeirinhos. ALERTA: este episódio contém cenas de abuso sexual e não é recomendado
para crianças e pessoas sensíveis a esse tipo de conteúdo.

T1. Ep. 8 - Ticuã,o pássaro feiticeiro

Das duas uma: o canto do Ticuã vai ser música para os seus ouvidos ou virar uma marcha fúnebre. Tudo depende de como você se comporta na floresta.

T1. Ep. 7 - Jurupari, o demônio da floresta

A floresta guarda muitos mistérios. Mas alguns deles não conseguem ficar camuflados, principalmente se a criatura tiver duas bocas – uma no rosto,
outra no peito – e um odor que pode ser fatal.

T1. Ep. 6 - Boto, o príncipe das águas

Um bicho cor de rosa, aparentemente inofensivo, que vira atração e encanta turistas. Essa é só uma das versões possíveis para o tal “príncipe das águas”. Você está preparado para conhecer o outro lado dessa história que quase ninguém conta?

T1. Ep. 5 - Patauí, o andarilho das noites

Os assobios, o latir dos cachorros e a madrugada anunciam o homem que chega sem ser convidado. Antes do sol nascer, este ser implacável leva o terror pra escuridão da Amazônia.

T1. Ep. 4 - Ingerada, a mulher que vira onça

Esse negócio de gente virar bicho não é só coisa de novela. Começou na mata. Alguns moradores da floresta já viram com os próprios olhos, escutaram com os próprios ouvidos: agora eles contam pra você como cavalos, galinhas e porcos na verdade podem ser humanos encantados…

T1. Ep. 3 - Macaca Guariba, nem todo dia é dia do caçador

O que acontece quando você tira da floresta mais do que precisa? Alguma hora ela cobra de volta. Esta é uma história de vingança, com disfarces, encantos e um final surpreendente.

T1. Ep. 2 - Taú, o pássaro que come gente

Tem quem morra pela boca. E o Taú sabe disso! Pra não virar banquete dessa ave misteriosa, só conhecendo as artimanhas de sua isca. É o que nossos contadores ensinam neste episódio:
um pequeno manual para evitar devorar e ser devorado.

T1. Ep. 1 - Curupira, a mãe da mata

Antes de apertar o play, peça licença! E prepare-se para entrar na floresta amazônica sob os olhos atentos de um ser encantado – e guiado pelas vozes de experientes contadores de história.
Mas cuidado e respeito: nem todo mundo é bem-vindo.

T1. [TRAILER]

Quando escurece na Amazônia, novos sons e seres aparecem. A bordo de canoas e bajaras, o Pavulagem desbrava o lado assustador, maravilhoso e desconhecido da floresta – guardado apenas nas memórias de alguns antigos moradores. Contadores da região Norte do Brasil nos guiam entre rios e matas, com episódios novos toda quinta-feira. Pavulagem é um podcast Original Spotify desenvolvido pelo Programa Sound Up Brasil 2020/21 e produzido pela Trovão Mídia.