Pico dos Marins: O caso do escoteiro Marco Aurélio

Marco Aurélio tinha 15 anos quando desapareceu no Pico dos Marins, em São Paulo, em 8 de junho de 1985. O que era para ser uma aventura para um grupo de adolescentes escoteiros transformou-se em um drama para a família Simon – e em um absoluto mistério há quase quatro décadas. Um podcast original Globoplay, produzido pela Trovão Mídia.

Link para ouvir o podcast no Spotify Link para ouvir o podcast no Apple Podcasts Link para ouvir o podcast no Deezer Podcasts

Ep. 6 - A caixa

As dificuldades encontradas nas investigações sobre o que aconteceu com Marco Aurélio nunca frearam a família Simon. À sua maneira, Seu Ivo e Neuma fizeram uma espécie de inquérito paralelo – de anos de dor, esperanças e expectativas. Tudo isso está materializado em um simples caixa: será que a resposta para o mistério está lá dentro?

Ep. 5 - Marco Aurélio vivo?

A polícia tinha nas mãos um recurso raro e valiosíssimo para buscar uma criança desaparecida. E é a partir dessa ferramenta que a delegada Sandra conduz uma nova linha investigativa – na qual acredita até hoje – sobre o que aconteceu com o escoteiro Marco Aurélio.

Ep. 4 - A portas fechadas

O que a polícia descobriu sobre o desaparecimento de Marco Aurélio? E o que de fato se passou na delegacia de Piquete durante o processo do inquérito? Escoteiros e policiais
envolvidos no caso contam suas versões e memórias da história.

Ep. 3 - Procura-se um suspeito

Enquanto ocorrem as buscas no Pico dos Marins, a polícia civil volta todas as suas atenções para um homem: Juan Bernabeu, o chefe encarregado de guiar a expedição dos jovens escoteiros. Uma série de erros cometidos pelo espanhol radicado no Brasil faz dele o primeiro suspeito da investigação.

Ep. 2 - O segredo da montanha

O que os mais de 2.400 metros de altura do Pico dos Marins escondem? Em 1985, a montanha é varrida por pelo menos 200 pessoas, entre militares, bombeiros, mateiros, alpinistas, espeleólogos e até videntes. A imprensa acompanha tudo de perto. Era a Operação Marins,
uma das maiores buscas por um civil da história do Brasil.

Ep. 1 - Uma cova sem resposta

Em 2021, a polícia escava uma casa de taipa simples em Piquete, na base do Pico dos Marins. Estão em busca de qualquer pista de Marco Aurélio. Ao remexer a terra, reabrem feridas antigas, de um caso que começou em meados dos anos 1980 e até hoje segue inconcluso.