Rediscover

Todo mês Gabriel Leone apresenta um ícone da nossa música, e conta como ele influenciou gerações de artistas e a construção de um gênero musical brasileiro.
Um podcast original da Amazon Music.

Link para ouvir o podcast no Amazon Podcasts

T2. Ep. 5 - Tribalistas

Em meio ao clima de otimismo no país do início dos anos 2000, três dos maiores músicos do Brasil se juntaram para criar um dos discos mais vendidos e premiados da década: Tribalistas. No quinto episódio do Rediscover celebramos os 20 anos do trio composto por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes. Neste episódio, Gabriel Leone explica como foi a concepção do disco e como suas canções ajudaram a consolidar uma forma de fazer música pop brasileira.

T2. Ep. 4 - Planet Hemp

Do caldeirão cultural da Lapa do Rio, onde a zona norte encontra a zona sul, nasceu o Planet Hemp, banda que misturou hip-hop, rock, reggae e samba. E que, ao longo dos anos 1990, viu a cena underground virar mainstream – sem abrir mão da ousadia tanto na forma como no conteúdo. No ano em que o disco “Os cães ladram mas a caravana não para” completa um quarto de século, o Rediscover relembra a trajetória desse grupo que marcou a música brasileira, revelando nomes como Marcelo D2, Black Alien e Bnegão, e influenciando toda a cena que veio depois.

T2. Ep. 3 - Dominguinhos

Herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, Dominguinhos modernizou o forró – e também a música popular brasileira. Fez o que era regional se abrir para o universal; e fez o mundo conhecer o suingue e a poesia da sanfona sertaneja. Conheça a história desse artista fundamental, que em 1977 lançou o cultuado “Oi, Lá Vou Eu” com um seleção de craques na ficha técnica – de
Anastácia a Jackson do Pandeiro, de João Donato a Hermeto Pascoal.

T2. Ep. 2 - Cássia Eller

No mês do orgulho LGBTQIA+, o [Re]Discover fala de um ícone: Cássia Eller – que há 25 anos, em 1997, gravou um disco dedicado a outro gigante da nossa música, Cazuza. “Veneno Antimonotonia” é nosso ponto de partida para conhecer mais de uma artista tão talentosa quanto intensa.

T2. Ep. 1 - Chitãozinho & Xororó

Na estreia da segunda temporada do podcast [Re]discover vamos falar sobre um disco que catapultou o sertanejo de ritmo regional para sucesso e orgulho nacional. Por meio do LP “Somos Apaixonados”, de 1982, traçamos um panorama dos 50 anos de carreira de Chitãozinho & Xororó — que, com um simples “Fio de Cabelo”, transformaram a música brasileira.

T1. Ep. 9 - Milton Nascimento

No papo de hoje, a gente vai com um estilo que carrega a brasilidade no nome, a mpb, ou música popular brasileira. A mpb surgiu como um jeito do mercado fonográfico e da crítica musical colocarem na mesma categoria artistas de influências diversas, mas que traziam uma coisa em comum: ao mesmo tempo uma reverência aos ritmos tradicionais e também uma atualização deles, com influências modernas do que rolava no mundo, tudo isso com letras de conteúdo denso e em muitas vezes, políticos. E pra falar sobre esse estilo, o Rediscover hoje fala de um artista que saiu do interior do país com uma música diferente de tudo que já tinha sido feito, uma música que mescla espiritualidade e ancestralidade, que canta com sutileza e potência,
que marcou momentos políticos e históricos do país, que virou um pedaço indissociável
da cultura brasileira: estamos falando do Milton Nascimento.

T1. Ep. 8 - Lulu Santos

Luiz Maurício Pragana dos Santos, mas pode chamar de Lulu Santos. Ele é um dos maiores hitmakers da música brasileira. Filho de militar, ele não quis saber de carreira na aeronáutica e preferiu percorrer o mundo com sucessos como “De repente, Califórnia”, “Como uma onda” e “Assim caminha a humanidade”. E é com o Lulu Santos que a gente viaja pela música pop.

T1. Ep. 7 - Sabotage

A junção de notas musicais quando agrupadas em ritmo, em seu tempo, forma uma melodia. Letras se juntam pra formar palavras, que também se juntam pra formar versos e depois estrofes. Da soma desses dois processos saem canções, que aomesmo tempo em que retratam as emoções de seus compositores, também viram pedaços das vidas dos ouvintes. Hoje a gente vai falar de um ícone, de um dos grandes mestres do rap nacional, que saiu de uma favela de São Paulo e, assim como muitos outros mestres de outras artes, teve uma vida breve, porém frutífera: Sabotage!

T1. Ep. 6 - Charlie Brown Jr.

Um grupo de jovens se reúne, forma uma banda, coloca ideias e sentimentos em versos e melodias que falam sobre aquilo que os cerca. Esses jovens são rebeldes. Inconformados. O grupo grava músicas, estoura e vira a voz de uma geração. Vem o sonhado sucesso, as viagens, os prêmios, o dinheiro e as aventuras. Mas também as brigas e os dramas. Eles deixam sua marca na vida de gerações de fãs que, mesmo depois do fim da banda, seguem ecoando aquelas ideias e sentimentos lá de trás como se o tempo tivesse parado. Essa é a história de muitos grupos de rock. É quase como um mapa da vida de muitas bandas que marcaram esse ritmo que nasceu baseado no inconformismo e na transgressão. E hoje a gente vai falar de um pessoal que seguiu à risca esse script e segue ganhando fãs mesmo muitos anos depois de ter terminado: o Charlie Brown Jr.

T1. Ep. 5 - Forró

Sanfona, triângulo e zabumba. Pode parecer pouco, mas esses três elementos produziram um big bang. Um universo que movimenta milhões de brasileiros dias e noites. Esse universo foi batizado como “forró”. No REdiscover Amazon Music Forró, a gente vai explorar a imensidão desse gênero tão brasileiro. Apertem os cintos para a decolagem. Cinco, quatro, três, dois…

T1. Ep. 4 - Bruno e Marrone

Imagine aí um carro abarrotado de músicos e instrumentos. Mas cheio mesmo, não cabe nem mais uma nota musical lá dentro. Esse carro tá saindo de uma balada, depois de um show. Quer dizer, ele não tá saindo porque tá enguiçado. Toca descer gente do carro pra empurrar. Ufa, o carro pega no tranco e parte. Parte para a próxima cidade, para o próximo show no próximo bar onde o cachê é minguado, mas a emoção do público é abundante. Agora imagine essa cena se repetindo por dez anos. Tem que ter disposição, né? Pois é, esse já foi o cotidiano de uma
das maiores duplas sertanejas do país: Bruno & Marrone.

T1. Ep. 3 - Dennis

Um garoto brasileiro da favela que sonha em fazer Sucesso e virar um herói como os ídolos que ele acompanha. Ele batalha, supera perrengues e preconceitos. Ele aprende com as gerações que vieram antes, domina a técnica, chama atenção, bomba, vira estrela no brasil e mundo afora. Quem é brasileiro já viu bastante esse filme. Eu poderia estar falando da vida um jogador de futebol que vira craque internacional. Mas na verdade eu tô falando de um DJ
e produtor de música pop. Eu tô falando do Dennis. Pega a visão.

T1. Ep. 2 - Aline Barros

Cantar e orar. Em um país conhecido pela musicalidade e pela fé de seu povo como o Brasil, juntar as duas coisas tinha tudo pra ser um estrondoso sucesso. E assim foi com Aline Barros.

T1. Ep. 1 - Fundo de Quintal

Fundo de Quintal é a melhor tradução da frase: “Aconselho a você, que já sambista também”. Todo sambista é um pouco Fundo de Quintal, afinal, são 40 anos de sucesso na Musica Popular Brasileira. Não é a toa que ele é, reconhecidamente, o grupo do gênero mais premiado e respeitado da história. A vitalidade e a longevidade do Fundo de Quintal não têm segredo e a receita é simples: generosidade musical. Ele é, orgulhosamente, o berço de Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cleber Augusto, Neoci e Mario Sérgio e padrinho das gerações de sambistas que vieram depois. O tempero dessa receita é a assinatura inconfundível do grupo.
Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro,
todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade.